Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Seminário reúne magistrados, promotores de justiça e defensores públicos para discutir direitos da criança e do adolescente

    há 11 anos

    Programação debate temas contemporâneos, como Primeira Infância, medidas socioeducativas e acolhimento familiar

    Na próxima semana, nos dias 26 e 27 de agosto, Belém sediará o Seminário Regional da ABMP no Norte, evento que tem como objetivo debater e construir propostas direcionadas à melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes dessa região. O encontro é organizado pela Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP) e propõe uma abordagem interdisciplinar dos temas, por isso, além de profissionais que atuam no Sistema de Justiça, as mesas de debate contarão com a participação de profissionais de áreas como serviço social, antropologia e medicina.

    Na abertura do evento, na manhã do dia 26, o consultor do Unicef e associado à ABMP, João Batista Costa Saraiva apresentará um panorama das mudanças legislativas ocorridas ao longo dos 23 anos de vigência do Estatuto da Criança e do Adolescente, que foi promulgado em 1990. Na sequência, a defensora pública e presidente da ABMP, Hélia Barbosa, tratará das diretrizes para o que se considera uma justiça amigável e adaptada às especificidades de crianças e adolescentes.

    Primeira Infância e neurodesenvolvimento No dia 27, na parte da manhã, será discutida a importância das relações interpessoais no neurodesenvolvimento de crianças que estão na primeira infância (período que vai do nascimento aos seis anos de idade). Para debater o tema, foram convidados o neurologista infantil do Hospital Albert Einstein, Saul Cypel, e a pesquisadora do programa de pós-graduação em Teoria da Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará (UFPA), Lília Cavalcante.

    A defensora pública e coordenadora regional da ABMP no Norte, Kassandra Pinto, relata que este é um dos debates que têm gerado grande expectativa entre os participantes. É a oportunidade de ter acesso ao conhecimento mais aprofundado sobre o desenvolvimento infantil, fornecendo elementos que auxiliem na argumentação pela busca de efetiva implementação de políticas públicas para essa gama da população em tenra idade, explica.

    O Seminário também irá promover discussões sobre acolhimento familiar; implementação de medidas socioeducativas destinadas a adolescentes que cometeram ato infracional; violência sexual; políticas públicas relativas às drogas e os impactos de grandes projetos, como a construção de usinas hidrelétricas, na vida de crianças e adolescentes.

    Durante o evento também será realizada uma rodada de diálogos para adolescentes e jovens promovida por membros do Conselho Consultivo de Adolescentes e Jovens da ABMP. A rodada também contará com a presença de defensores públicos, promotores de justiça e magistrados.

    O encontro será realizado na Estação das Docas.

    Fonte: ASCOM ABMP/BH

    • Publicações4185
    • Seguidores67
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações27
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/seminario-reune-magistrados-promotores-de-justica-e-defensores-publicos-para-discutir-direitos-da-crianca-e-do-adolescente/100662287

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)