Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Começa a funcionar novo sistema que registra ocorrências policiais

    há 12 anos

    /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;> A Polícia Civil e a Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa) instalaram nesta quarta-feira (15) o novo sistema de registro de boletins de ocorrências policiais, o Sisp Offline, na Divisão Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) e na Delegacia de Benevides, na Grande Belém. A atividade faz parte do processo de implantação do sistema nas unidades policiais que, a partir de agora, poderão continuar a registrar os boletins de ocorrências mesmo se o sistema Sisp Web, acessado pela Internet, estiver fora do ar.

    O objetivo é assegurar que as ocorrências sejam registradas sem paralisações, garantindo o atendimento ao usuário. A instalação no novo sistema começou semana passada. Até o momento, a versão offline do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) já foi instalada e está em operação nas Seccionais Urbanas de São Braz e da Marambaia, na capital, e na Seccional Urbana da Cidade Nova e Delegacia de Jaderlândia, em Ananindeua, região metropolitana.

    O trabalho é feito pelos profissionais da Diretoria de Informática da Polícia Civil Sérgio Duarte e Olinda Neves, e pelo analista de sistemas da Prodepa Luiz Guilherme Cruz. Segundo Sérgio Duarte, o sistema offline entra automaticamente em atividade no momento em que, por algum motivo técnico, o Sisp Web sai do ar, permitindo que os boletins de ocorrência continuem a ser registrados normalmente, com o registro do número e impressão do documento ao usuário.

    Após o retorno do sistema pela internet, os dados registrados no sistema offline migram automaticamente para o Sisp Web. "Não vai mais acontecer aquela situação de o usuário sair da delegacia com a frustração de não ter o seu registro feito", reforça. A meta é instalar gradativamente o sistema em todas as delegacias do Pará. A Polícia Civil é pioneira nesse tipo de sistema de registros de boletins de ocorrência policial em todo Brasil.

    Segundo Luiz Guilherme Cruz, os motivos que levam à queda do sistema Web são variados, pois o funcionamento da rede depende do bom funcionamento dos servidores. As quedas no sistema via internet, contudo, não são freqüentes, e, muitas vezes, os fatos que levam o sistema a sair do ar são locais, como problemas nos pontos de internet instalados em delegacias, por exemplo.

    O sistema foi criado em 2006 e passou quatro anos em fase de testes, mas não chegou a ser implantado nas delegacias. Apenas para ser instalado na Seccional Urbana de São Braz, levamos três meses para fazer novos testes e ajustes, explica o analista da Prodepa. A instalação foi bem recebida por funcionários e usuários na Seccional Urbana de São Braz. Para o atendente da unidade policial Kelson Barros, o novo sistema vai ajudar o trabalho desenvolvido na seccional, pois vai evitar com que os cidadãos saiam da delegacia sem ter registrado o boletim de ocorrência.

    A diarista Josilene Silva, que pela manhã procurou a unidade policial para registrar boletim de ocorrência de perda da carteira de meia-passagem de seu filho, elogiou o novo sistema Sisp Offline. "Com certeza, vai facilitar a vida de todos", comentou.

    Fonte: ASCOM da Polícia Civil.

    • Publicações4185
    • Seguidores67
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações675
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comeca-a-funcionar-novo-sistema-que-registra-ocorrencias-policiais/3025984

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)