Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    DP de Bonito obtém liberdade de assistido condenado por crime de homicídio e tentativa de homicídio

    há 12 anos

    Inconformada, a Defensoria Pública de Bonito, por meio do Defensor Público Marcos Antonio Corrêa Assad, em janeiro do corrente ano impetrou Habeas Corpus, processo nº. 2012.3.000118-7, alegando a ilegalidade da manutenção da prisão cautelar, ante a inexistência de motivação idônea para embasar a restrição à liberdade do paciente.

    A Defensoria Pública de Bonito sustentou no mandamus que a manutenção da custódia cautelar do paciente é ilegal, vez que não só malfere a garantia da fundamentação das decisões judiciais, estampada nos art. 93, IX da CF e art. 387, parágrafo único do CPP, como a garantia da presunção do estado de inocência, insculpido no art. , LVII da CF, pedra de toque do Estado de Direito.

    Ao conceder a ordem, à unanimidade, as egrégias Câmaras Criminais Reunidas lavrou a ementa nos seguintes termos:

    HABEAS CORPUS LIBERATÓRIO COM PEDIDO DE LIMINAR DIREITO DE AGUARDAR JULGAMENTO DA APELAÇAO EM LIBERDADE DECISAO AUSENTE DE FUNDAMENTAÇAO ART. 93, IX, DA CF CONSTRANGIMENTO ILEGAL DEMONSTRADO - ORDEM CONCEDIDA.

    Inicialmente, observa-se que o entendimento desta relatoria é sempre pela manutenção da prisão em casos de grave ameaça e violência contra a pessoa, a fim de resguardar a ordem pública. Entretanto, in casu, por mais grave que seja a prática da conduta criminosa, o entendimento da Constituição Federal e dos tribunais impõe ao Juízo Sentenciante fundamentação concreta para um decreto prisional. Portanto, a constrição cautelar, antes do trânsito em julgado da sentença é medida excepcional, admissível apenas quando presentes de forma inequívoca os requisitos do artigo 312 do CPP. II - Destarte, vislumbra-se que a sentença condenatória não trouxe a devida fundamentação para denegar ao réu o direito de apelar em liberdade, não justificando a necessidade de sua manutenção no cárcere, incorrendo em desrespeito a sistemática da Lei 11.719/08, conjugada com o disposto no art. 93, inciso IX, da Carta Política de 1988, a qual prevê que serão fundamentadas todas as decisões dos órgãos do Poder Judiciário. III ORDEM CONCEDIDA. À UNANIMIDADE.

    Fonte: Núcleo Regional de Capanema.

    • Publicações4185
    • Seguidores66
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações126
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dp-de-bonito-obtem-liberdade-de-assistido-condenado-por-crime-de-homicidio-e-tentativa-de-homicidio/3126838

    Informações relacionadas

    Tribunal de Justiça do Mato Grosso
    Jurisprudênciahá 11 anos

    Tribunal de Justiça do Mato Grosso TJ-MT - Recurso em Sentido Estrito: RSE XXXXX-52.2012.8.11.0005 MT

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 2 anos

    Mandado de Segurança em Matéria Penal: Denuncia Genérica, Ausência de Justa Causa e Decisão de Recebimento Não Fundamentada

    Camila Nunes Villas Bôas, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Teoria do Crime: Concepção Tripartite

    Carlos Wilians, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    Modelo | Embargos de Declaração

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)