Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
11 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Defensoria de Redenção realiza 1ª Audiência do Projeto Ambiente Virtual de Conciliação

    há 12 anos

    No último dia 31 de maio foi realizada conciliação em AVC (Ambiente Virtual de Conciliação) entre a Defensoria Pública de Ourilândia do Norte, através do Defensor Público, Cássio Bitar e a Regional de Redenção, onde atua a Defensora Juliana Andrea Oliveira. No caso, uma assistida procurou o Defensor de Ourilândia do Norte, na PA- 279, onde reside, relatando que o pai de seu filho de 12 anos se recusa a registrá-lo e colaborar com sua manutenção, em que pese já ter sido realizado exame de DNA. O fato de o pai do menor residir na cidade de Redenção, ou seja, há mais de 255 km, e não possuir condições para se deslocar, sempre dificultou a solução da questão.

    Com a utilização do AVC foi possível a conciliação, estipulação do valor da pensão e lavratura de termo de reconhecimento de paternidade. O pai do menor foi notificado para comparecer na data referida na Regional de Redenção enquanto que a assistida esteve na DP em Ourilândia. Assim, utilizando a internet, lista de e-mails, e telefone em modo conferência, os Defensores de Ourilândia e Redenção coordenaram a conciliação entre os assistidos, culminando com fixação de alimentos, regulamentação de visita e reconhecimento de paternidade após 12 anos de luta da assistida.

    Dentre as vantagens da iniciativa, além das já conhecidas vantagens da solução extrajudicial de conflitos, destaca-se a possibilidade de se evitar a propositura de ações que inevitavelmente teriam os atos processuais sujeitos a carta precatória, reconhecida algoz da celeridade processual. Por outro lado, no AVC os termos de conciliação são elaborados e autografados por dois defensores públicos, o que deve reforçar sua idoneidade em eventual execução.

    A conciliação à distância, através de ambiente virtual, encontra-se sistematizada no projeto Conciliação sem Fronteiras, que busca a ampliação da atuação extrajudicial do defensor público a partir de duas premissas: Parceria entre defensores públicos e utilização da tecnologia disponível.

    Além de atender às recomendações que dizem respeito a prioridade da conciliação na forma de atuar do defensor público (Instrução Normativa nº 07-2009 DPG-PA), deve-se observar que o projeto vai ao encontro da Campanha Ensinar, Prevenir e Conciliar: Defensores Públicos pela garantia extrajudicial de direitos lançada este ano pela ANADEP em todo o país.

    Fonte: Defensoria Pública de Redenção - Núcleo Regional do Araguaia.

    • Publicações4185
    • Seguidores67
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensoria-de-redencao-realiza-1-audiencia-do-projeto-ambiente-virtual-de-conciliacao/3141772

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)