Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Travestis e transexuais do Pará já podem tirar a carteira de nome social

    há 11 anos

    Travestis e transexuais que vivem no Pará já podem usar o nome social em qualquer repartição do Poder Executivo Estadual. O direito foi assegurado pelo Decreto nº 726, publicado nesta quinta-feira (2), no Diário Oficial do Estado, que garante ao segmento a emissão da carteira de nome social. O documento, que virá com o número do Registro Geral (RG), será emitido pela Polícia Civil. A medida atende uma das principais reivindicações do movimento LGBT paraense.

    O decreto governamental homologa a resolução do Conselho Estadual de Segurança Pública (Consep), que institui a carteira de nome social (ou Registro de Identificação Social), para travestis e transexuais no Pará. Nela, constará o dizer válido para tratamento nominal nos órgãos e entidades do Poder Executivo do Estado do Pará.

    Para a coordenadora da Livre Orientação Sexual da Secretaria de Estado de Justiça de Direitos Humanos (Sejudh), Bruna Lorrane, a medida mostra o compromisso do governo do Estado em garantir direitos fundamentais e, principalmente, em preparar ferramentas para o enfrentamento da violação dos direitos humanos.

    O travesti ou transexual deverá manifestar, em requerimento, o interesse em usar o nome social, que deverá ser expresso de forma clara. O Instituto de Identificação da Polícia Civil está autorizado a fazer a regulamentação administrativa necessária aos procedimentos para expedição da carteira de nome social.

    O uso do nome social é determinante para travestis e transexuais. Com ele, elas podem voltar ao ambiente escolar sem passar constrangimento, procurar tratamento de saúde e ser identificadas pelo nome que as representa. A garantia também as resguarda, sobretudo, em atendimentos em órgãos de segurança pública. Sem o documento, estão sujeitas à discriminação, na escola, em consultórios médicos e comércio.

    Na carteira estarão impressos o logotipo do Governo do Pará, com os dizeres específicos, e os da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Polícia Civil e Diretoria de Identificação Enéas Martins. O documento, que será numerado, terá o nome social, foto de identificação e número do RG com órgão expedidor. Também serão inseridos a data de nascimento, filiação, CPF e profissão.

    Fonte: Agência Pará de Notícias

    • Publicações4185
    • Seguidores67
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações253
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/travestis-e-transexuais-do-para-ja-podem-tirar-a-carteira-de-nome-social/100497788

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)