Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Governo do Estado vai emitir carteira de nome social para travestis e transexuais

    há 11 anos

    A partir desta quinta-feira (03) o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH) lançará o Programa Oportuniza Pará. O programa foi criado para garantir os direitos da comunidade LGBT e combater a homofobia, violência e desemprego causado pela opção sexual, além de garantir a emissão da carteira de nome social que vai permitir o reconhecimento de transexuais e travestis pelo nome com o qual se identificam.

    O programa vai proporcionar o acesso à educação, saúde e lazer proporcionando a inclusão social e o exercício da cidadania à comunidade LGBT. O Oportuniza Pará vai percorrer diversos municípios do Estado com caravanas, onde travestis e transexuais poderão emitir a carteira de nome social.

    O documento será valido para todo o estado e vai garantir tratamento nominal em órgãos e entidades do Poder Executivo do Pará, por meio do Decreto nº 726, que foi publicado no mês de maio no Diário Oficial do Estado. O Documento será emitido pela Polícia Civil e, além do nome social, virá com o Registro Geral (RG) e órgão expedidor, foto de identificação, data de nascimento, filiação, CPF e profissão.

    Para receber a carteira de nome social, os interessados deverão comparecer a Secretária de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), que fica na Rua Vinte e Oito de Setembro, 339, no bairro Campina e apresentar a certidão de nascimento original, duas fotos 3X4 e comprovante de residência atualizado para solicitar uma Declaração de Identidade de Gênero. Com a Declaração emitida pela SEJUDH, os interessados devem comparecer a Delegacia Geral da Polícia Civil, localizada na Avenida Magalhães Barata, 209, Nazaré para receber a sua carteira de nome social.

    Fonte: SECOM

    • Publicações4185
    • Seguidores67
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações369
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/governo-do-estado-vai-emitir-carteira-de-nome-social-para-travestis-e-transexuais/100701888

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)