Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Defensoria Pública lançará cartilha sobre direitos das pessoas com deficiência

    há 13 anos

    Consciente de seu papel na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, a Defensoria Pública do Estado do Pará estará lançando nesta quinta-feira (19/05), no Centur, durante a mega ação de cidadania, a cartilha com o tema Conhecendo os Direitos das Pessoas com Deficiência.

    A cartilha, elaborada pelo Defensor Público Arthur Corrêa da Silva Neto e pela Pedagoga da Defensoria Pública Odalina Emiko Aoki Alves tem como finalidade divulgar os direitos conquistados pelos deficientes no decorrer dos anos, promovendo assim a busca pelos seus titulares. Desse modo, tem como público-alvo os deficientes e a sociedade em geral.

    De acordo com o Defensor Público de 2ª Entrância e Coordenador do 4º Núcleo Regional da Defensoria Pública do Pará, Arthur Corrêa Neto, a cartilha é importante para apoderar as pessoas com deficiência dos seus direitos, para que possam exigi-los dos entes federativos, seja a União; os Estados; o Distrito Federal e os municípios, a sua efetivação.

    O objetivo da cartilha é divulgar os direitos das pessoas com deficiência, para que elas possam de posse do conhecimento dos seus direitos pleiteá-los, resguardá-los, perante aos órgãos competentes, ressaltou o elaborador da cartilha.

    Dentre os temas abordados na cartilha estão o significado de deficiência e suas categorias; o direito ao atendimento preferencial; o direito à saúde; os direitos dos deficientes com relação aos planos de saúde; o direito à educação, este no que tange a educação inclusiva nos níveis fundamental e médio, bem como ao direito à educação no âmbito do ensino superior; o direito ao trabalho e a profissionalização; o direito a reserva de vagas em cargos e empregos públicos e na iniciativa privada; o direito à assistência social, especificando nuances do direito ao recebimento de um benefício no valor de um salário mínimo, por meio do chamado Benefício de Prestação Continuada BPC; o direito aos transportes coletivos; o direito à isenção de impostos; o significado do conceito de acessibilidade e os diplomas normativos que devem garantir os direitos das pessoas com deficiência.

    A cartilha contempla ainda a atuação da Defensoria Pública do Pará na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, por meio do Projeto A Atuação Multisetorial da Defensoria Pública para a implementação do acesso a ordem jurídica justa voltada às pessoas com deficiência, que já está sendo desenvolvido e expandido para as demais Defensorias Públicas do Estado.

    A elaboração da cartilha foi fundamentada na Constituição Federal de 1988; em Tratados e Convenções Internacionais; em Leis Federais; e em Decretos Federais que garantem os direitos das pessoas com deficiência.

    Clique no link e confira o conteúdo da cartilha Conhecendo os Direitos das Pessoas com Deficiência.

    • Publicações4185
    • Seguidores66
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações470
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensoria-publica-lancara-cartilha-sobre-direitos-das-pessoas-com-deficiencia/2690679

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)